Um universo para os agropecuaristas

Com um universo de atrações técnicas com forte pauta na produção sustentável norteando as discussões, o Universo Pecuária apresenta sua segunda edição fomentando práticas responsáveis e inovadoras que preservem a biodiversidade dos ecossistemas, promovam o bem-estar animal, aumentem a rentabilidade e diminuam impactos ambientais. O evento, pensado para os públicos do campo e da cidade, acontece de 29 de outubro a 3 de novembro no parque de exposições Olavo de Almeida Macedo, em Lavras do Sul.


​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Modelos sustentáveis de produção
Serão mais de 15 fóruns, 50 palestrantes e mais de 20 atrações culturais e gastronômicas. Para a coordenadora executiva do Universo Pecuária, Marcela Santana, o evento está alicerçado na busca da sustentabilidade em diferentes modelos. Seja na produção em áreas de campos nativos, em sistemas integrados de produção, como lavoura, pecuária e/ou floresta, em pecuária regenerativa ou em outros tantos manejos do fazer sustentável.


Pecuária na economia, turismo e gastronomia

Buscando comunicar para a sociedade os formatos sustentáveis do Agro, o UP apresenta a repercussão da pecuária em diferentes setores, como economia, turismo e gastronomia. A ideia é mostrar que a produção de gado está mais próxima dessas áreas do que se pensa e que pode ter grande impacto no desenvolvimento da cidade e do país.

Clima e marketing no agronegócio
Um dos destaques do UP é o Fórum de Pecuária Sustentável e Mudança Climática, que abre a programação, no dia 29 de novembro. Serão abordados temas como Neutralidade climática; Emissão, remoção e balanço de carbono; Agricultura de baixo carbono, entre outros. Roberto Giolo, Marjorie Kauffmann, Cristiano Prass, Domingos Velho Lopes, Frederico Wolf e Antônia Scalzilli estarão no palco do evento, mediados por Paula Hofmeister e Gisele Loeblein.


Encorte no universo pecuária
Buscando aproximar o homem do conhecimento científico e difundir inovação na cadeia produtiva da carne bovina, a 33º edição do Encontro de Raças de Corte - ENCORTE, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria, acontece no dia 01 de novembro, durante a programação do Universo Pecuária.


Comunicação do agro com a cidade
Fortalecendo ações que estabeleçam relações e melhorem a comunicação do agro com a sociedade, o UP apresenta o Fórum: Comunicação e Marketing no Agronegócio. Abordagens como “O papel da pecuária no combate à fome”, com Júlia Antiqueira; “Comunicação que gera conexão: Desmistificando a pecuária, com Lívia Padilha, “A nova era da comunicação no Agro, com Nestor Junior e Inácio Lemos, serão temas que buscarão criar mais pontes entre o campo e a cidade.


Mercado e saúde humana em pauta
O Encorte trará palestrantes de renome como Roberto Grecellè que abordará a temática do mercado da carne; Saulo da Luz e Silva, com a palestra “Melhoria no rendimento e qualidade da carne bovina; Santiago Luzardo falando sobre “Calidad de la canal y la carne: es afectada por lo consumo residual de alimento” e o Dr. Claudio Brasil, que falará sobre a importância do consumo de carne para a saúde humana. Além das palestras, também serão apresentados os campeões do concurso de carcaças.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Muita carne e conhecimento Anterior

Muita carne e conhecimento

Abertura da colheita do trigo no RS Próximo

Abertura da colheita do trigo no RS